Suzuki GSX-R Motorcycle Forums Gixxer.com banner

Atualização dos travões gsxr1000 k5

11K views 17 replies 7 participants last post by  Thepioneer  
#1 ·
Olá,

Olá, sou novo neste fórum. Comprei uma GSX-R 1000 de 2005 em fevereiro passado. Adoro uma moto original e só tenho um suporte de placa curto e um demper Akrapovic que não são originais.

Meus freios dianteiros estão gastos e precisam ser substituídos. Tenho linhas de freio de aço instaladas e agora estou procurando alguns discos e pastilhas novos.

Li que a Brembo tem alguns rotores superdimensionados de 320 mm em vez dos 310 mm originais. Existem duas versões, as versões HPK e T drive.

Alguém tem experiência com os discos T drive ao andar na rua? Esses discos chacoalham quando não se freia ao andar em uma estrada ruim?

As versões HPK têm o coração dourado e essa não é minha primeira opção para colocar na minha moto.

Outra coisa, não consigo encontrar em nenhum lugar qual kit adaptador, 5 mm, servirá para minhas pinças de freio Tokico padrão? A Brembo tem alguns kits de espaçadores, mas a única informação que consigo encontrar são os espaçadores necessários para instalar as pinças Brembo.

Eu não quero trocar as pinças, mas apenas um rotor maior e algumas pastilhas de freio com um pouco mais de mordida.

Espero que alguém possa me ajudar.

Atenciosamente Ronald

#2 ·
Olá Pioneer.

Não acho necessário colocar rotores maiores, colocar algumas pastilhas SBS HS (que são as pastilhas 'orientadas para a rua', não 'corrida') já fez muita diferença na minha.
Tente primeiro outras pastilhas, troque a bomba principal por algo como um RSC e, se isso ainda não for suficiente, compre discos de reposição com o mesmo diâmetro.

#3 ·
Olá, sou novo neste fórum. Comprei uma GSX-R 1000 de 2005 em fevereiro passado. Adoro uma motocicleta original e só tenho um suporte de placa curto e um demper Akrapovic que não são originais.

Meus freios dianteiros estão gastos e precisam ser substituídos. Instalei linhas de freio de aço e agora estou procurando alguns discos e pastilhas novos.

Li que a Brembo tem alguns rotores superdimensionados de 320 mm em vez dos 310 mm originais. Existem duas versões, as versões HPK e T drive.

Alguém tem experiência com os discos T drive ao andar na rua? Esses discos chacoalham quando não se freia ao andar em uma estrada ruim?

As versões HPK têm o coração dourado e essa não é minha primeira opção para colocar na minha moto.

Outra coisa, não consigo encontrar em nenhum lugar qual kit adaptador, 5 mm, servirá para minhas pinças de freio Tokico padrão? A Brembo tem alguns kits de espaçadores, mas a única informação que consigo encontrar são os espaçadores necessários para instalar as pinças Brembo.

Eu não quero trocar as pinças, mas apenas um rotor maior e algumas pastilhas de freio com um pouco mais de mordida.

Atenciosamente Ronald
View attachment 581429
[/QUOTE]
Olá.... kyella como os itens à venda, envie um texto para o gmail abaixo para comprar dela.

Allisonkyella@gmail. co m

#4 · (Edited)
A publicação nº 3 é uma tentativa falhada de citar a nº 1, com um pequeno comentário anexado?

Existem vários vendedores de espaçadores no ebay, mas eles tendem a ter um recesso de um lado e um pino do outro. Assim:
Image

Eles usam o pino OEM e provavelmente funcionam bem, mas eu prefiro aqueles com um pino em ambos os lados. Zoran os vende aqui, feitos sob encomenda.

Observe que você precisará de parafusos de montagem da pinça que sejam correspondentemente mais longos.

Os 320's vão frear melhor, mas não espere uma grande diferença, talvez 5%. Observe também que a folga da pinça para a roda será menor e remover a roda será muito mais difícil.

Ambas as suas pinças Brembo são flutuantes, o que pode bater um pouco em velocidades muito baixas. Eu não usei nenhum dos dois, mas não esperaria que um fosse pior que o outro.

As pinças Tokico de duas peças OEM são bastante ruins. Os monoblocos K9 Tokico são muito melhores, aparafusam e não custam como os Brembos. Existem vários tópicos sobre eles aqui. Infelizmente, eles não estão tão facilmente disponíveis como antes.

#5 ·
Obrigado a todos pelas reações. Vou procurar algumas pinças k9 por causa da reação de BillV. Remover a roda dianteira é algo que quero fazer sem problemas de folga.

Não sei se as pinças k9 são menores, mas vou resolver isso. Talvez uma rotor de 320 mm possa ser uma opção. Por causa do custo das peças, quero fazer isso direito na primeira vez.

Espero encontrar algumas pinças :)

Os discos Brembo são flutuantes, de fato. A versão hpk parece o mesmo tipo flutuante das versões originais. Eles têm 5,5 mm de espessura. Alguém sabe qual a espessura dos discos oem?

#6 ·
Olá,

Olá, sou novo neste fórum. Comprei uma GSX-R 1000 de 2005 em fevereiro passado. Adoro uma motocicleta original e só tenho um suporte de placa curto e um demper Akrapovic que não são originais.

Meus freios dianteiros estão gastos e precisam ser substituídos. Instalei linhas de freio de aço e agora estou procurando alguns discos e pastilhas novos.

Alguém tem experiência com os discos T drive ao andar na rua? Esses discos chocalham quando não se freia ao andar em uma estrada ruim?

Não quero trocar as pinças, mas apenas um rotor maior e algumas pastilhas de freio com um pouco mais de mordida.

Atenciosamente Ronald
View attachment 581429
Veio com rodas brancas? De que país?

#7 · (Edited)
^Ele pintou-os ou alterou-os de outra forma.

Os discos dianteiros têm 5,3-5,7 mm de espessura com um limite de serviço de 5,0 mm. São de duas partes, mas não são verdadeiros flutuantes, pois os botões são pressionados para eliminar efetivamente a flutuação. As pessoas aqui costumavam afrouxar a crimpagem para convertê-los em flutuantes, apenas para descobrir que o eixo do botão se tornou o ponto de desgaste mais alto, ou seja, eles não são projetados para isso.

Eu linkei para isto (agora com cinco anos) várias vezes antes. É de pessoas que correm com eles. Um menciona espaçadores de 5 mm de passagem, então ele pode ter usado discos de 320 mm. Dê uma olhada na sua moto e avalie como será fácil remover as pinças se houver 5 mm menos de espaço entre elas e as rodas. Talvez desaperte uma pinça e observe enquanto você a desliza para fora do disco. As pinças K9 são menores, mas a diferença não é enorme. Houve uma época em que as K9s desapareceram do ebay, mas vejo que elas estão de volta. Preste muita atenção às condições, pois há uma boa chance de que elas tenham saído de um acidente.

O diâmetro do pistão K9 é menor, então um MC de 17 mm menor também é necessário. Você pode usar um K9 MC ou o Brembo 17RCS se tiver dinheiro.

P.S. Observe que um rotor de diâmetro maior será mais pesado e terá um momento de inércia maior.

#9 ·
^Ele pintou ou alterou-os de outra forma.

Os discos dianteiros têm 5,3-5,7 mm de espessura com um limite de serviço de 5,0 mm. Eles são de duas partes, mas não são verdadeiros flutuantes, pois os botões são pressionados juntos para eliminar efetivamente a flutuação. As pessoas aqui costumavam afrouxar a crimpagem para convertê-los em flutuantes, apenas para descobrir que o eixo do botão se tornou o ponto de maior desgaste, ou seja, eles não são projetados para isso.

Eu linkei para isto (agora com cinco anos) várias vezes antes. É por pessoas que correm com eles. Um menciona espaçadores de 5 mm de passagem, então ele pode ter usado discos de 320 mm. Dê uma olhada na sua moto e avalie como será fácil remover as pinças se houver 5 mm menos espaço entre elas e as rodas. Talvez desaperte uma pinça e observe enquanto você a desliza para fora do disco. As pinças K9 são menores, mas a diferença não é enorme. Houve uma época em que as K9s desapareceram do ebay, mas vejo que elas estão de volta. Preste muita atenção às condições, pois há uma boa chance de que elas tenham vindo de um acidente.

O diâmetro do pistão K9 é menor, então um MC de 17 mm menor também é necessário. Você pode usar um K9 MC ou o Brembo 17RCS se tiver dinheiro.

P.S. Observe que um rotor de diâmetro maior será mais pesado e terá maior momento de inércia.
Encontrei algumas pinças. Uma adaptação direta causa algum problema ao não alterar o MC? Caso contrário, torna-se uma grande conversão e não quero mudar todo o sistema.

#10 · (Edited)
A relação área da pinça para a MC para K5-K8 é de 22,7 contra 27, sendo considerado ideal. As pinças K9-L1 reduzem isso para 21,3. Mas a MC K9-L1 irá aumentá-la para 25,3. A 17RCS aumenta para 26,8. Não me dei ao trabalho de procurar, mas não me lembro de uma MC K9-L1 usada ser muito cara.

Observe que as pinças K9-L1 usam as mesmas pastilhas que K5-K8. Os monoblocos Tokico também foram usados em algumas Hondas, mas com pastilhas diferentes.

Rodas brancas ficam bonitas, mas você tem que limpá-las constantemente. O preto fica igualmente sujo, mas você não percebe.

#12 ·
Obrigado pela explicação. Acho que vou deixar a configuração original como está, mas apenas com um disco maior quando as pinças saírem facilmente. Vou remover minha pinça amanhã e ver se um disco maior serve.

Pensei que seria uma troca rápida :)
Se você tiver todas as peças, seria uma troca rápida ;)

Agora, na minha experiência, remover as pinças na configuração OEM já é, na minha opinião, uma dor de cabeça no,...
Sim, pode ser feito, mas não gosto de ter que torcer as pinças ou colocar uma chave de fenda entre as pastilhas e o disco para criar espaço suficiente entre as pastilhas, por isso é fácil tirar a pinça sem bater na jante (Fita adesiva de papel é sua amiga em qualquer caso)

#13 ·
A fita de mascaramento é um bom conselho. Espero que tirar o aro não seja uma coisa semanal para um motociclista de rua 😁.

A instalação de um novo MC também não dá muito trabalho, mas vou mantê-lo original.

Eu gastei muito dinheiro neste momento. Precisava comprar todo o equipamento novo porque comecei a andar de moto há 17 anos, então tudo precisava ser substituído.

Instalei um bom dispositivo de navegação Garmin Zumo XT na moto com um suporte personalizado e algumas peças novas como parafusos, alavanca de câmbio, tampa do alternador e assim por diante.

Eu encomendei uma nova porca da tampa da embreagem, mas está em falta. Você pode ver na foto que ela tem alguns danos na pintura. Isso precisa ser substituído.

A única coisa que resta são os freios e espero conseguir algumas arruelas em breve. Encomendei algumas arruelas e se forem as certas, colocarei o número da peça neste tópico.

#16 ·
Gosto de rotores grandes, tenho-os em todos os meus pertences. A bicicleta de montanha e o meu Volvo têm travões maiores do que os que vinham de fábrica. Sei que não sou o que mais usa os travões, mas gosto de ter um rotor 10 mm maior se o custo for o mesmo para o rotor. Sei que o tamanho original com outras pastilhas dá uma melhor mordida.

Só os meus pensamentos, o mesmo custo (aceitar o custo mínimo para os espaçadores) porque preciso comprar um novo conjunto de qualquer maneira.

Os Brembo T drive e as pastilhas de travão custam o mesmo que os rotores originais com pastilhas.

A versão Brembo HPK com pastilhas de travão é 100 dólares mais barata do que um conjunto original.

A Brembo não tem qualquer diferença de preço para as versões de 310 mm ou 320 mm. Se trouxesse algum benefício, a 320 mm seria a favorita. Só para a aparência seria uma coisa boa de se fazer. A potência de travagem seria uma margem, se é que se conseguiria notar.

Estou ciente de que, se quisesse uma grande atualização, poderia colocar melhor um MC e pinças monobloco, mas essa conversão não estava na minha mente.

#18 ·
Eu encomendei alguns discos Brembo HPK de 310 mm e algumas pastilhas de freio Brembo SA. Os rotores maiores seriam realmente difíceis de montar as pinças na jante.

Os discos estão em falta e levarão 11 semanas para chegar. Felizmente, os freios funcionam bem, então posso andar de bicicleta até a hora de chegarem.