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Tensor da corrente de comando

10K views 20 replies 5 participants last post by  SparkyMJ  
#1 ·
Olá pessoal.
Alguém pode me ajudar com isso?
Eu tenho ruído da corrente de comando.
Eu quero removê-lo e ajustá-lo.
Este é o tensor.
Como faço isso?
Não é o mesmo que os dos vídeos que eu vi.
Saúde
 

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#2 ·
Você realmente não deveria ajustar os tensionadores hidráulicos/com mola de fábrica. Sim, você pode fazer o método 'desaparafusar os parafusos de montagem até ouvir um único clique', mas isso é descuidado e pode ser ruim se você fizer errado.

A menos que você tenha uma tonelada de milhas, o tensionador em si provavelmente está bom. GSX-R's (como todas as motos) fazem uma certa quantidade de ruído da trem de válvulas que é normal. Para um motor saudável, esse ruído do trem de válvulas é geralmente mais alto na partida a frio, onde as folgas são maiores, e então, quando o motor aquece, as coisas se apertam nas especificações. Para uma corrente de came realmente solta, o oposto é frequentemente (mas nem sempre) verdade. Pode ser mais silencioso/suave na partida a frio e, em seguida, ficar barulhento/estalar/ticar quando quente, especialmente em marcha lenta e baixa rotação. Entendo que uma corrente solta se expande com o calor e fica mais solta quando o motor está quente. Então, se você tiver isso, então sim, você pode ter uma corrente de came solta ou um tensionador desgastado.

Muitas motos com cerca de 20.000 milhas ou mais (especialmente motos abusadas) fazem ruídos do trem de válvulas que não são da corrente de came ou do tensionador. Por exemplo, minha '04 750 fez uma tonelada de ruído do trem de válvulas, e no meu caso, era alta rotação e alta carga. O meu veio com 42.000 milhas abusivas e uma tonelada de problemas, para referência. Eu também pensei que era uma corrente de came solta antes de começar o trabalho. Mas, como o manual da oficina previu como a causa mais provável, minhas molas de válvula estavam enfraquecidas. Raro, mas acontece com a idade e o abuso. Reconstruí minha cabeça do cilindro com novas e mandei medir as antigas e confirmei que estavam fracas, e o motor soa quase como novo após o trabalho. Você também pode precisar desesperadamente de um ajuste de folga da válvula, grandes folgas (geralmente definidas erroneamente ou devido ao desgaste de peças ruins) serão altas e também soarão mal. A única maneira de saber é verificar e ajustá-lo.

Eu também coloquei um MCCT manual do tipo parafuso em ambas as minhas motos esportivas, e eu as amo. Eles são difíceis de configurar e é difícil aprender a fina linha de uma configuração muito solta ou de desgastar seus guias de corrente. Mas com uma configuração perfeita, o tensionador em si simplesmente não pode se desgastar; é um parafuso. Se você não é mecanicamente inclinado, não compre um tensionador de corrente de came manual.

Uma corrente de came solta e batendo soa irregular, crocante e ligeiramente metálica. Os trens de válvulas normais (mas desgastados) geralmente soam como um relógio alto e devem ser perfeitamente regulares e cronometrados. Portanto, não pule necessariamente para "oh, eu preciso ajustar o tensionador da corrente porque meu motor faz barulho", comece com a manutenção preventiva.

E certifique-se de não estar com pouco óleo e de usar o óleo certo. Espero que isso ajude.

-Mike
 
#5 ·
Talvez considere um tensor de corrente de came manual, ajuste-o, se sua corrente estiver solta fazendo ruído excessivo, eu faria isso... muita gente joga fora esse tensor automático.
Sim, eu concordo com você. Embora eu hesite em recomendar esta opção a alguém de quem não tenho certeza de sua fluência mecânica. CCT é algo que, se você estragar a instalação ou a tensão, pode arruinar seu motor.

Então, eu tendo a recomendá-los com menos frequência, mas sim, eu acho que eles são geralmente superiores em função. Mas a maioria das pessoas não quer tirar a tampa da válvula para realmente obter a tensão perfeita e garantir que não pularam a sincronização na instalação.

Tudo para também dizer, certifique-se de que fazer o MCCT é o que você realmente precisa, para não desperdiçar tudo isso para não consertar um problema também.
 
#7 ·
Não, você pode ajustar um manual por feeling, acho que é assim que as instruções do macaco detalham a instalação? Aperte o ajustador até sentir boa resistência, gire o motor para frente algumas vezes, sinta a tensão, se for a mesma, então recue, o que eles dizem, 3/4 de volta... isso deve ser bom para rodar o motor, então se estiver solto ou você tem medo de estar muito apertado, você pode ajustar enquanto estiver funcionando.

Recue até a batida ficar alta, então aperte até silenciar, mas aqui você tem que saber o que é silêncio, tem uma certa quantidade de ruído... também uma corrente esticada pode fazer mais barulho também, incerto, vá para um automático.

De qualquer forma, não é ciência de foguetes, se você tem certeza de que seu automático está destruído, você saberá ajustar o manual até que essa raquete desapareça, é claro que não é super apertado, gostaria de ter um ft lbs para você, mas não tenho, talvez Ape ou alguém? Seu gen automático deve ser bom, os primeiros tiveram um problema e um recall ou boletim de serviço...
 
#9 ·
aparafuse o ajustador até sentir boa resistência, gire o motor para a frente algumas vezes, sinta a tensão, se for a mesma, recue o que eles dizem 3/4 de volta... isso deve ser bom para rodar o motor, então se estiver solto ou você temer que esteja muito apertado, você pode ajustar enquanto estiver funcionando.
Meu PSR veio com as mesmas instruções e, como mencionei na minha postagem acima, o design do meu tensionador PSR tornou isso impossível. Não é realmente possível selar um parafuso roscado para ser à prova de óleo, as roscas não são à prova de fluidos. Para contrariar isso, eles colocaram alguns O-rings super duros ao redor do parafuso roscado, e eles seguraram o óleo muito bem, mas todos os meus MCCTs ficam úmidos com óleo depois de um tempo, pois, como eu disse, eles não podem ser perfeitamente selados como uma junta.

O ajustador roscado no meu era tão difícil de girar que não havia "boa resistência" para sentir. Eu tive MCCTs que permitiram que este método funcionasse e eles forneceram uma boa sensação no ajustador, mas eles vazam mais do que o meu PSR.

Isso é o que me levou à toca do coelho para encontrar a melhor maneira possível de configurá-lo.

Você levanta um bom ponto, no entanto, definir um MCCT não deve ser difícil. Mas, ao mesmo tempo, existem inúmeras postagens em fóruns para cada bicicleta onde os usuários dizem "Ajuda, eu instalei um MCCT e agora meu motor não vai funcionar" e todos nós sabemos como isso aconteceu. Daí minhas recomendações usuais de que os MCCTs não são para pessoas que não entraram profundamente em um motor algumas vezes. Eu sei que você, Engenia, eu mesmo e muitos outros aqui já fizemos esse trabalho proficientemente várias vezes no passado, mas a maioria das pessoas aqui provavelmente não fez. Não estou julgando ninguém, apenas achei que era a melhor recomendação para a maioria das pessoas.

-Mike
 
#10 ·
... a tampa da válvula e definir a tensão girando a manivela à mão e sentindo as mudanças na folga da corrente na parte superior entre as engrenagens da árvore de cames, com aquela guia superior da corrente desligada.
Você está procurando a configuração que apenas se aproxima da menor folga?

i.e. muito solto e ele afunda quando um lóbulo passa por "centro" no balde, mas quando você o aperta, a folga se tornará zero. Aperte-o ainda mais e ele estará muito apertado. Você está procurando o ponto em que a folga atinge zero.
O método "definir por toque/som" é uma maneira decente ... de obter uma configuração que não danificará seu motor ...
Se você ouvisse meu Tornado em marcha lenta, não ouviria o ruído da corrente da came sobre o ruído do motor. É como uma embreagem a seco Duke em marcha lenta, mas pior. Configurá-lo pelo método acima seria a única maneira.
Seria trabalhoso no Tornado, no entanto. Eu meço a profundidade do tensionador a 1000 km, quando espero 2 mm de movimento, depois a cada 5000 km, quando espero 0-1 mm de movimento. Se não houver movimento em 10.000, ou mais de 1 mm a cada 5000, começo a me preocupar. A corrente está torrada a 25.000 km.
Eu salvei o motor uma vez rastreando-o, quando a corrente não estava recebendo sua lubrificação adequada e se desgastou prematuramente.
 
#11 ·
É interessante a quantidade de mudança mensurável na profundidade do tensor que você consegue medir ao longo das milhas. Parece, no entanto, um desgaste excessivo. Deve ser apenas uma coisa diferente do próprio tensor. Talvez os guias da corrente da came sejam feitos de um plástico mais macio e que se desgasta mais facilmente? Movimento de 1-2 mm no ajustador, eu acho, se traduziria em uma quantidade considerável de material plástico desgastado do guia da corrente da came. Você já olhou para o plástico nos guias?

Uma das coisas incríveis que descobri sobre meus MCCTs nas motos em que os coloquei é que acho que até hoje, não precisei ajustar nenhum, a menos que o tenha tirado ou algo assim. Meus tensores de mola de fábrica obviamente pioraram à medida que o tensor envelhecia e enfraquecia, ou à medida que algumas peças se desgastavam. Mas desde que coloquei os MCCTs, esses motores mostraram significativamente menos sinais de desgaste e envelhecimento no trem de válvulas, e mesmo removendo e reinstalando-os, eles ainda estão perfeitamente ajustados. Na verdade, isso me impressiona o quão bem eles funcionam quando o motor também está em boas condições. Eles têm sido mais livres de manutenção do que o tensor de fábrica "livre de manutenção" que foi projetado para durar para sempre.

Por exemplo, minha Ninja, eu a peguei por volta de 10.000 milhas, e por volta de 20.000 milhas ou mais, ela havia desenvolvido um bater de corrente piorando, e a cada troca de óleo ou algo assim, era visivelmente pior. Também descobri que minhas folgas de válvulas estavam saindo da especificação muito rapidamente, e elas têm o intervalo de serviço de 20.000 milhas, mas eu estava verificando-as com mais frequência do que isso. Então, por volta dessa época, coloquei o MCCT SpearsRacing naquela moto, e não estou brincando, meu trem de válvulas naquela moto quase parou de se desgastar. Da última vez que verifiquei as válvulas, todas ainda estavam na especificação, e a corrente da came nunca mais fez nenhum barulho desde que instalei e ajustei o tensor. Agora tem mais de 60.000 milhas e funciona fantasticamente. Então, sou levado a acreditar que o tensor manual da corrente da came é inerentemente melhor, pois não aplica pressão ativamente na corrente durante a operação, ele apenas absorve a folga perfeitamente ao redor da corrente quando ajustado corretamente. E acho que isso melhorou todos os aspectos de funcionamento desse motor. Nos motores em que os coloquei, acho que subjetivamente a marcha lenta e a operação em baixa velocidade melhoraram com o MCCT, de modo que parece que o motor funciona de forma mais suave, quase como se não estivesse 'galopando' toda vez que o lóbulo do came pressiona uma válvula, parece mais fluido.

Então, para responder à sua primeira pergunta sobre a folga da corrente, não totalmente. Não é como se eu tentasse ajustá-lo para que não haja folga na corrente sem tensão, é um pouco mais solto do que isso. Uma quantidade muito pequena mais solta do que isso. Deve haver uma quantidade de folga na corrente quando você a pressiona em certas fases do came, e de fato, girar o came fará com que ele aperte e solte à medida que os lóbulos abrem as válvulas, então você realmente quer medir e pressionar a corrente quando alguns pistões estão em PMS. Você pode observar o came de admissão girar ligeiramente para trás alguns graus ao pressionar a corrente para folga, e esse pequeno movimento indica que o sistema não está sob tensão, e que quando é a quantidade certa, você tem o tensor ajustado exatamente para que a corrente ande nos guias da corrente, mas não pressione neles quase nada. É por isso que acho que o tensor de estoque é inerentemente pior, eles lidam com o último pouco de tensão necessária na corrente pressionando-a constantemente com uma mola, e acredito que é por isso que eles são ruins e se desgastam.

Ainda é um pouco uma questão de YMMV, mas cada moto em que instalei um MCCT foi abençoada com uma saúde aprimorada do trem de válvulas, tanto subjetiva quanto objetivamente, e ainda mais com o método de tensionamento preciso que descrevi acima.

Aqui está um vídeo que achei extremamente útil, e o que ele realmente destaca sobre o MCCT e seu propósito é que ele idealmente ajuda você a "controlar o tempo da came" com mais precisão. Muito útil, eu sabia que poderia encontrar este vídeo:

-Mike
 
#12 ·
É interessante a quantidade de mudança mensurável na profundidade do tensor que você consegue medir ao longo das milhas. Parece, no entanto, um desgaste excessivo.
As molas das válvulas são de 1.000 Newtons! Quando tentei pela primeira vez deprimir essas molas com meu antigo compressor de molas de válvulas, eu o dobrei e a mola não se moveu. Tive que fazer um compressor com um grampo G de qualidade bastante grande para resolver o problema. O Tornado é um motor triplo 900 que gira até 11.500. Ele vai mais alto se você estiver a fim. As válvulas não flutuam. É o único motor que vi cuja curva de potência não cai ao se aproximar do limitador. Ainda está subindo. Ele não usa válvulas de titânio e as válvulas são enormes em comparação com a gixxer. Daí as molas fortes - que formarão uma mossa da haste da válvula nas arruelas oem. A corrente está estragada aos 25.000 por causa dessas molas e do fato de ser uma corrente padrão pequena. Muito menos robusta e muito mais leve que a corrente gixxer. O motor 1130 (um 900 com curso aumentado) usado na versão naked da moto usa a mesma corrente de comando, mas a substitui aos 45.000 km. Seu limite de rotação é reduzido para 10.000, usa molas de válvula mais leves e produz 30 cv a menos que o 900, mas muito mais torque.
Deve ser apenas uma coisa diferente do próprio tensor. Talvez seus guias de corrente de comando sejam feitos de um plástico mais macio e mais fácil de desgastar?
O guia móvel pode atingir 50.000 km antes de eu substituí-lo. Os outros dois guias não se desgastam em nada. Não substituí nenhum dos dois em 130.000 km.
 
#14 ·
De facto! A maioria das pessoas compra um MCCT para consertar uma unidade do tipo mola que está com desempenho inferior ou atingiu os limites de sua faixa devido a algum outro desgaste, mas ele destaca os benefícios reais do uso do MCCT, como também discuti acima, mas ele é mais elegante ao explicá-lo. Como mencionei, sinto subjetivamente que esses motores funcionam melhor com eles.

Cara, seu Tornado tem um trem de válvulas maluco. Essas molas são insanas. Você tem algum desgaste perceptível do assento da válvula com essas válvulas de aço batendo tão forte na cabeça do cilindro?

-Mike
 
#17 · (Edited)
Compton menciona por volta das 9:55 que os ajustadores OEM têm um "êmbolo com mola com um mecanismo de travamento por catraca". Isso soa como o design que a Suzuki usou até 2008 (nos 1000). O êmbolo incluía uma cremalheira com dentes semelhantes a engrenagens que são engatados por uma lingueta. Sob certas condições, possivelmente corrida ou alta quilometragem, os dentes da engrenagem podem ser danificados, o que fez com que a lingueta não engatasse corretamente. Costumava haver uma foto em algum lugar aqui de uma cremalheira com dentes danificados, mas parece ter sumido.
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O ajustador foi redesenhado para 2009 para um mecanismo semelhante a um parafuso e as reclamações aqui sobre o ajustador pareciam parar. Infelizmente, o novo ajustador não é compatível com versões anteriores.
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P.S. Pelo que posso dizer, o OP tem o ajustador redesenhado. Imagine só.
 
#19 ·
P.S. Tanto quanto sei, o OP tem o ajustador redesenhado. Vai entender.
Mais uma razão pela qual raramente recomendo o MCCT online haha. Pode ser algo totalmente sem relação.

Para quem está lendo, descobri que minha 750 e algumas outras 600/750 do mesmo modelo que a minha têm o mesmo "claqueamento de alta rotação" que eu tinha, e acho que a maioria das pessoas online apenas lê "ruído do motor" e automaticamente solta "CCT ruim", mas no meu caso eram definitivamente as molas das minhas válvulas que haviam enfraquecido.

Eu acho que as molas de válvulas enfraquecidas são uma causa muito negligenciada do sintoma de ruído do motor, muito poucas pessoas nos fóruns falam sobre isso. Mesmo meu manual da oficina diz que o primeiro reparo (não resolvido por ajuste) para um trem de válvulas ruidoso são molas de válvulas enfraquecidas, após o ajuste da folga das válvulas, mas você deve fazer o último rotineiramente de qualquer maneira.

Bicicletas como a K4 (e, a propósito, qualquer coisa que se aproxime de 2 décadas) começam a ter itens de desgaste que geralmente não são itens de desgaste, então as pessoas apenas esperam que, como algo funcionou por 20 anos, deva funcionar para sempre, mas esse não é o caso.

Eu mencionei meus reparos em um dos meus outros tópicos, mas coloquei novas molas de válvulas na minha cabeça do cilindro e soou como um motor novo novamente, uma grande diferença. Eu até mesmo refiz o teste de dinamômetro da moto após esse reparo (e uma nova bomba de combustível) e, embora isso não seja conclusivo, ele fez mais potência e torque após o reparo, e soa como Deus pretendia que uma GSX-R soasse.

A maioria das pessoas provavelmente não quer pagar alguém para reparar uma cabeça de cilindro em uma motocicleta barata de 20 anos, ou elas não podem/não querem repará-la sozinhas. Meu amigo está enfrentando exatamente esse problema em uma moto de pista K4 600 que ele acabou de pegar, e soa exatamente como o meu antes da substituição da mola, e ele não está ansioso pela troca da mola, compreensivelmente. Mas acho que posso simplificar e acelerar o processo para ele, já que acabei de fazê-lo.

TLDR, lembre-se que peças do trem de válvulas diferentes do CCT podem causar ruídos no motor!

-Mike
 
#18 ·
Cara, o seu Tornado tem um trem de válvulas maluco. Aquelas molas são incríveis. Você nota algum desgaste perceptível nos assentos das válvulas com aquelas válvulas de aço batendo tão forte na cabeça do cilindro?
Certamente me pegou de surpresa, mas quando você pensa nisso, o motor foi projetado para o WSBK, quando as regras permitiam um 900 de 3 cilindros e ninguém havia entrado com um na época. Mais rotações geram mais potência, então eu suspeito que a moto que Pete Goddard pilotou tinha um limite de rotação mais alto que o meu. Nenhum desgaste perceptível nos assentos das válvulas, mas como acima, as arruelas sofreram por causa disso. Só recentemente um fabricante local de arruelas conseguiu produzir arruelas que são duras o suficiente para suportar isso.
Compton menciona por volta das 9:55 que os tensores OEM têm um "êmbolo com mola com um mecanismo de travamento por catraca".
É exatamente isso que o Tornado usa, e houve um relato de uma catraca com defeito. Mas não por mim. Eu nunca o levei para a pista, onde é mais provável que isso aconteça, e nunca o farei. Esse é o trabalho do gixxer.