É interessante a quantidade de mudança mensurável na profundidade do tensor que você consegue medir ao longo das milhas. Parece, no entanto, um desgaste excessivo. Deve ser apenas uma coisa diferente do próprio tensor. Talvez os guias da corrente da came sejam feitos de um plástico mais macio e que se desgasta mais facilmente? Movimento de 1-2 mm no ajustador, eu acho, se traduziria em uma quantidade considerável de material plástico desgastado do guia da corrente da came. Você já olhou para o plástico nos guias?
Uma das coisas incríveis que descobri sobre meus MCCTs nas motos em que os coloquei é que acho que até hoje, não precisei ajustar nenhum, a menos que o tenha tirado ou algo assim. Meus tensores de mola de fábrica obviamente pioraram à medida que o tensor envelhecia e enfraquecia, ou à medida que algumas peças se desgastavam. Mas desde que coloquei os MCCTs, esses motores mostraram significativamente menos sinais de desgaste e envelhecimento no trem de válvulas, e mesmo removendo e reinstalando-os, eles ainda estão perfeitamente ajustados. Na verdade, isso me impressiona o quão bem eles funcionam quando o motor também está em boas condições. Eles têm sido mais livres de manutenção do que o tensor de fábrica "livre de manutenção" que foi projetado para durar para sempre.
Por exemplo, minha Ninja, eu a peguei por volta de 10.000 milhas, e por volta de 20.000 milhas ou mais, ela havia desenvolvido um bater de corrente piorando, e a cada troca de óleo ou algo assim, era visivelmente pior. Também descobri que minhas folgas de válvulas estavam saindo da especificação muito rapidamente, e elas têm o intervalo de serviço de 20.000 milhas, mas eu estava verificando-as com mais frequência do que isso. Então, por volta dessa época, coloquei o MCCT SpearsRacing naquela moto, e não estou brincando,
meu trem de válvulas naquela moto quase parou de se desgastar. Da última vez que verifiquei as válvulas, todas ainda estavam na especificação, e a corrente da came nunca mais fez nenhum barulho desde que instalei e ajustei o tensor. Agora tem mais de 60.000 milhas e funciona fantasticamente. Então, sou levado a acreditar que o tensor manual da corrente da came é inerentemente melhor, pois não
aplica pressão ativamente na corrente durante a operação, ele apenas absorve a folga perfeitamente ao redor da corrente quando ajustado corretamente. E acho que isso melhorou todos os aspectos de funcionamento desse motor. Nos motores em que os coloquei, acho que subjetivamente a marcha lenta e a operação em baixa velocidade melhoraram com o MCCT, de modo que parece que o motor funciona de forma mais suave, quase como se não estivesse 'galopando' toda vez que o lóbulo do came pressiona uma válvula, parece mais fluido.
Então, para responder à sua primeira pergunta sobre a folga da corrente, não totalmente. Não é como se eu tentasse ajustá-lo para que não haja folga na corrente sem tensão, é um pouco mais solto do que isso. Uma quantidade muito pequena mais solta do que isso. Deve haver uma quantidade de folga na corrente quando você a pressiona em certas fases do came, e de fato, girar o came fará com que ele aperte e solte à medida que os lóbulos abrem as válvulas, então você realmente quer medir e pressionar a corrente quando alguns pistões estão em PMS. Você pode observar o came de admissão girar ligeiramente para trás alguns graus ao pressionar a corrente para folga, e esse pequeno movimento indica que o sistema não está sob tensão, e que quando é a quantidade certa, você tem o tensor ajustado exatamente para que a corrente ande nos guias da corrente, mas
não pressione neles quase nada. É por isso que acho que o tensor de estoque é inerentemente pior, eles lidam com o último pouco de tensão necessária na corrente pressionando-a constantemente com uma mola, e acredito que é por isso que eles são ruins e se desgastam.
Ainda é um pouco uma questão de YMMV, mas cada moto em que instalei um MCCT foi abençoada com uma saúde aprimorada do trem de válvulas, tanto subjetiva quanto objetivamente, e ainda mais com o método de tensionamento preciso que descrevi acima.
Aqui está um vídeo que achei extremamente útil, e o que ele realmente destaca sobre o MCCT e seu propósito é que ele idealmente ajuda você a "controlar o tempo da came" com mais precisão. Muito útil, eu sabia que poderia encontrar este vídeo:
-Mike